quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dica:
Provas do ENEM devem ser feitas com caneta transparente e apenas de tinta preta
  
           Os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 no sábado, 3, e no domingo, 4, devem estar atentos ao tipo de caneta permitido e aos documentos pessoais a serem apresentados. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.
Documentos — Para fazer as provas do Enem, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa obrigatoriamente levar documento de identificação original, com foto.
 
Serão aceitos:
  • Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Certificado de Reservista
  • Passaporte
  • Carteira Nacional de Habilitação, com foto

Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.

Eliminação — O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem de 2012:
  • Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante
  • Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame
Caderno de questões — Somente os participantes que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas podem levar para casa seus cadernos de questões. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.

Provas — O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado, 3, às 13 horas, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto é de 4h30. No domingo, 4, também às 13 horas, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão 5h30 para a conclusão.

É fundamental ainda que os participantes do exame verifiquem com antecedência, na página do exame na internet, o
local designado para a prova.
Outra providência importante é conhecer previamente o trajeto até o local do exame. Nos dias de provas, os candidatos devem chegar a esse local até as 12 horas (de Brasília).

Confira o
número de inscritos no Enem de 2012, por unidade da Federação

Leia também:
Candidatos devem estar certos do local da prova e do trajeto a ser feito

Nenhum comentário:

Postar um comentário