quarta-feira, 21 de novembro de 2012

9ª CRE Realizou “Seminário Regional de Formação Continuada em Educação de Jovens e Adultos – Agenda Territorial”

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação realizou no dia 20 de novembro, na Casa de Cultura Justino Martins - Cruz Alta o “Seminário Regional de Formação: Possibilidades Metodológicas da Educação de EJA” promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual de Educação, o evento reuniu várias coordenadorias de educação entre elas: 7ªCRE (Passo Fundo), 15ªCRE (Erechim), 20ªCRE (Palmeira das Missões), 25ªCRE (Soledade) e 39ªCRE (Carazinho). Se fizeram presentes também a Coordenadora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, Adriana Rodrigues, a Coordenadora da UERGS-Unidade Bagé, Mirna Martinez, a Coordenadora do Curso de Pedagogia da UERGS-Unidade Cruz Alta, Maria da Graça Pieve, o Coordenador do Programa Especial de Formação Pedagógica da UERGS-POA, Odilon Stramare, a Secretária Municipal de Educação de Palmeira das Missões representando a UNDIME, Maria Andreia Merling e representando a  secretaria de educação de Cruz Alta, Nina Rosa Lima.
A proposta era de trabalhar em conjunto, seguindo a filosofia do compromisso pela educação, impetrada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), onde o Ministério da Educação é responsável por acompanhar os trabalhos em cada localidade.
Reflexões Abordadas Durante o Seminário:
        MAPA DA EJA NO RS: diagnóstico da oferta e da demanda, condições de acesso e permanência dos sujeitos da EJA em espaços de escolarização.
        Necessidade de Estados e Municípios conhecerem, com mais profundidade, a realidade a Educação de Jovens e Adultos - EJA - em suas Regiões.
        A possibilidade de realização de um trabalho coletivo com vistas a mapear a oferta e demanda da EJA no Estado e seus Municípios, assim como as condições de acesso e permanência dos sujeitos da EJA em espaços de escolarização, institucionalizados ou não.
• Elaboração de uma proposta inicial de articulação da Agenda Territorial com vistas á criação do diagnóstico sobre a demanda e as condições de oferta e permanência para a Educação de Jovens e Adultos, a ser desenvolvida durante o ano de 2013.
 
Durante a parte da tarde os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar os relatos das práticas pedagógicas vividas na EJA na escola Érico Verissimo da 39ªCRE e experiência vivida no Programa Brasil Alfabetizado em Cruz Alta.  Além destas abordagens tivemos uma homenagem ao dia da consciência negra com a apresentação do grupo de capoeira Local Oxosse.



 

          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário